O evento, que visa o cuidado com o servidor público estadual, é uma realização da Secretaria de Estado da Administração, através da Escola de Governo
“Dialogando sobre Saúde Mental no Ambiente de Trabalho: Fatores de Risco e Fatores de Proteção” é o tema da palestra proferida na manhã desta segunda-feira, 14, da 9h às 12h, no auditório da Secretaria de Estado da Administração (Sead), pelo professor e mestre em psicologia Elder Magno Freitas. A iniciativa do evento, que visa o cuidado com o servidor público, é da Sead, através da Escola de Governo.
Durante a palestra Elder, que é psicólogo do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador em Sergipe (CEREST/SE), destacou a importância da saúde mental no trabalho como política institucional tanto de gestão de pessoa como também de forma de cuidado ao trabalhador.
Destacou enquanto esse cuidado com o trabalhador tem impacto na forma de gerir pessoas. “Tanto gestão de pessoas produz saúde quanto cuidar de saúde também produz bons trabalhadores. Então é importante esse duplo efeito de qualificação da gestão e de qualificação do trabalhador. E o que podemos fazer enquanto servidor público e profissional de saúde para ajudar o nosso trabalhador, o nosso servidor público”.
Para Maria Aparecida Fernandes Araújo, servidora do Hemose, a palestra foi de grande relevância. “Adorei, muito importante, principalmente para os trabalhadores da área da saúde. O palestrante falou da necessidade do diálogo entre os gestores e os funcionários. Isso é excelente para que se chegue a um denominador comum”.
Segundo Raul Santos Silva, servidor da Secretaria da Educação (Seduc), a palestra conseguiu abrir novos horizontes. “Conseguiu mostrar para cada um de nós a importância de ter uma desaceleração da vida. Uma forma de fazer com que a nossa vida venha a ter uma maior reflexão, a darmos maior importância as coisas mínimas das nossas casas”.