Servidores públicos participam de palestra ‘Comunicação Não Violenta, a Arte de Conversar com Empatia’

4 de abril de 2023

 

Evento faz parte de um ciclo de palestras promovido pela Secretaria de Estado da Administração, por meio da Escola de Governo, com o objetivo de humanizar o servidor dentro do ambiente de trabalho

 

Dando continuidade ao ciclo de palestras da Secretaria de Estado da Administração (Sead), a Escola de Administração Pública e Governamental de Sergipe (Esapgese) realizou na manhã desta terça-feira, 4, a palestra ‘Comunicação Não Violenta, a Arte de Conversar com Empatia’, proferida pelo psicanalista, doutor e mestre em neuropsicanálise e pós-graduando em psicologia, Thyago Avelino. O evento aconteceu no auditório da pasta, com a presença inicial da secretária Lucivanda Rodrigues, que deu boas vindas aos presentes e destacou a importância do evento para os servidores públicos.

Ao proferir a palestra, Avelino reforçou que momentos de humanização dentro de um ambiente público é de extrema importância, pois conecta todos os colegas para enxergarem os sistemas empáticos que estão envolvidos no dia a dia. “Estamos envolvidos em um sistema automático de percepção do cumprimento das tarefas. A comunicação não violenta faz com que enxerguemos quais são nossos sentimentos, nossas necessidades, quais são os combinados que podem ser empreendidos, enxergando sempre o melhor em todas as pessoas. A positividade nas relações é importante”, disse.

Segundo o diretor geral da Esapgese, Wellington Mangueira, é muito importante para o servidor público participar de palestra como a de Thyago Avelino, pois nessa compreensão humanista de ver o mundo ele transmite conhecimentos no interesse de uma comunicação não violenta. “O palestrante domina os conceitos da justiça restaurativa, o conceito da construção de atividades voltadas para a paz entre as pessoas. Vejo que foi muito importante para o servidor e para as relações sociais”, avalia.

Para o gestor público, André Figueiredo, a informação e treinamento dentro de um modelo de gestão é baseado em competências gerenciais e comportamentais. “Nesse sentido, a Escola de Governo apresenta aos servidores como fortalecer as competências comportamentais, ou seja, as atitudes”.

“Queremos que os servidores construam um diálogo mais respeitoso, empático, de forma não violenta, onde ele consiga entender os sentimentos envolvidos e expressar suas necessidades de forma clara e assertiva. Com isso mudaremos a cultura organizacional e criaremos um ambiente mais harmonioso em todos os setores dos serviços públicos do poder executivo estadual”, reforça.

O estagiário da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (SEASC), Mário Dória, disse que já faz um acompanhamento com Thyago Avelino. “Essa palestra foi muito importante para empreendermos diálogos empáticos e humanizados”.

O soldado Eli Santos enfatizou que com a palestra foram vários os aprendizados. “Aprendi o quanto temos que ter autocompaixão, ser leve, ter empatia na fala, procurar não se cobrar”, admitiu.

Dana Barreto, servidora do setor de prevenção da violência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), disse que a palestra foi importante porque mostra uma perspectiva nova para que todos possam desenvolver e estabelecer relações profissionais e pessoais.

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