Servidores participam de palestra com o tema ‘Trabalho, Amor, Bom Humor e a Musicalidade da Vida’

24 de março de 2023 - 07:35

 

A Secretaria de Estado da Administração (Sead) realizou nesta quinta-feira,23, uma conversa interativa com servidores públicos sobre o tema “Trabalho, Amor, Bom Humor e a Musicalidade da Vida” com o terapeuta corporal e idealizador do Programa Servidor Zen da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Nilson Silva. A ação faz parte do ciclo de palestra promovido pela Escola de Administração Pública e Gestão Governamental de Sergipe (Esapgese).

O terapeuta corporal Nilson Silva considera muito importante a ideia desse programa por ter o olhar voltado para o funcionalismo público. “O intuito é melhorar a qualidade de vida do servidor no ambiente de trabalho, levando orientações sobre questões posturais e apoio psicológico. Nesse programa tentamos conduzir o trabalho dentro da ideia da melhoria das relações entre as pessoas, por isso usamos muito o contexto psicológico, trabalhamos no sentido de melhorar a metodologia das relações entre as pessoas”.

Nilson falou da importância do servidor começar a perceber de outra forma como se relacionar com o ambiente de trabalho. “Que não seja somente pela ideia de que trabalho é exaustivo, estressante, sacrificante. Quando as pessoas começam a ter esse olhar diferenciado acredito que a maneira de produzir também muda”.

O diretor-geral da Esapgese, Wellington Mangueira, ressaltou que foi uma palestra participativa para elevar a autoestima do servidor e produzir com bom humor um serviço de qualidade e com interatividade não só entre os servidores públicos, mas também com aqueles que buscam serviços públicos. “Então foi uma palestra muito interessante, participativa”.

O especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental de Sergipe, André Luís Barroso Figueiredo, integrante da equipe da Escola de Governo, falou da satisfação de oferecer mais uma palestra voltada ao servidor público. “A palestra serviu não só para motivar o servidor no seu dia a dia, mas também nos mostrou como devemos agir no seu ambiente de trabalho”.

Para André, a palestra foi muito interessante por unir três conceitos que, à primeira vista, seria impossível de serem conciliados: amor, trabalho e bom humor. “São condutas que devem estar de braços dados e que devemos cultivá-las, pois os pensamentos tornam-se ações, as ações tornam-se hábitos, os hábitos tornam-se caráter e o caráter é o que forja a nossa jornada. Essa nossa jornada, quando incluímos amor e bom humor, nosso coração se torna leve,  tornando leve também todo o nosso trabalho e todas as atividades que desempenhamos”.

A servidora do Sergipe Previdência, Eunice de Jesus Cruz, disse que foi o tipo de palestra que a atraiu. “Musicalidade da vida. Me fez repensar qual o ritmo que devemos  viver, isso me atraiu muito”, disse, reforçando que está gostando muito das palestras que estão sendo ofertadas pela Escola de Governo, e que pretende continuar dando sequência  por considerar muito importante para todas as atividades que são desenvolvidas de qualquer servidor do Estado.