Imagem

Segunda jornada formativa do ‘Lidera + Sergipe’ aborda tecnologia e inovação na gestão pública

17 de setembro de 2025 - 16:30

Estruturado em formato de trilha formativa, o programa é desenvolvido pela Escola de Governo em parceria com organização Motriz

 

O Governo de Sergipe iniciou, nesta quarta-feira, 17, a segunda jornada formativa do programa Lidera + Sergipe, ação estratégica da Secretaria de Estado da Administração (Sead) para a formação de lideranças no âmbito da gestão estadual. Iniciado no último mês de agosto, a iniciativa é desenvolvida pela Escola de Administração Pública e Gestão Governamental de Sergipe, em parceria com a Motriz, organização sem fins lucrativos que atua pela melhoria dos serviços públicos no país.

Reunida no auditório da Sead, em Aracaju, a turma do Lidera + Sergipe, formada por 75 servidores públicos que atuam como lideranças em órgãos dos Poderes Executivo e Judiciário e do Ministério Público de Sergipe (MPSE), participou de palestra e oficina temática sobre possibilidades de uso da tecnologia e inovação na gestão pública. A capacitação, que conta com atividades presenciais e remotas, está estruturada em quatro jornadas formativas e é voltada à melhoria de resultados, impacto social e equidade no setor público.

O diretor-geral da Escola de Governo, Wellington Mangueira, ressalta que o programa Lidera + Sergipe busca formar lideranças para que promovam transformações de impacto social. “Esse programa de capacitação de servidores públicos está alinhado à proposta de governo do nosso governador Fábio Mitidieri, que pretende, cada vez mais, fazer com que Sergipe se destaque positivamente no cenário nacional por meio do trabalho realizado pela gestão estadual”, afirma.

A primeira parte da segunda jornada formativa, constituída de atividades presenciais, contou com a palestra ‘Liderança e cultural de inovação pública’, ministrada pela comunicadora e liderança em impacto social Janiele D. Paula; e oficina comandada pela equipe da Motriz para discutir desafios vivenciados por lideranças e explorar as possibilidades de uso de tecnologia para resolvê-los. Além dessas atividades, explica a diretora de Ensino da Escola de Governo, Vanessa Horácio, a segunda jornada terá ainda atividades remotas.

“Iniciamos esta segunda jornada com seis horas de atividades presenciais, com oficinas temáticas, e teremos outras quatro horas de atividades síncronas e assíncronas, no próximo dia 24, com práticas e estudos de caso. O ‘Lidera + Sergipe’ conta com quatro jornadas formativas, perfazendo uma carga horária total de 40 horas, sendo 10 horas em cada jornada. Neste ano, o programa funcionará com um projeto-piloto, para que nos próximos anos possamos replicá-lo para mais lideranças em todo o estado”, detalha a diretora.

Atividades

Em sua palestra, Janiele envolveu os participantes em atividades dinâmicas para tratar sobre a tecnologia e a inovação como instrumentos de liderança. Para a palestrante, pôr em discussão o desenvolvimento de lideranças, de maneira ampla, é importante no contexto da gestão pública, na medida em que instiga os líderes da gestão a pensar como lideranças, sob uma perspectiva equitativa de entrega de serviços. “Eu acredito que é só assim que a liderança é plenamente exercida. Tem muito menos a ver com o cargo ou com a hierarquia, mas com a capacidade de leitura de contexto dos desafios para implementar soluções que sejam de fato aderentes ao serviço público”, avalia.

Num segundo momento, as consultoras da Motriz Karina Kikuti e Jacqueline Ribeiro comandaram a oficina ‘Do dado à decisão: como transformar serviços públicos com tecnologia’. Nesta atividade, a equipe da organização utilizou uma metodologia interativa e prática para estimular a reflexão sobre o uso de dados e tecnologia para a tomada de decisões. A partir de uma dinâmica, os participantes identificaram decisões recorrentes em suas áreas que poderiam ser mais digitais, revelando oportunidades concretas de transformação.

De acordo com Karina, a oficina busca não apenas ampliar o repertório dos participantes, mas também provocar uma mudança de atitude em relação ao uso estratégico da tecnologia no setor público. “A proposta é que o projeto-piloto se consolide como um programa de liderança do Estado de Sergipe. Começamos com 75 vagas e temos a pretensão de, no próximo ano, expandir para outras secretarias e tem um número cada vez maior, para ampliar a amplitude dessa iniciativa”, detalha.

Secretário de Planejamento e Administração do Tribunal de Justiça de Sergipe e participante da formação, Thyago Avelino destaca que a segunda jornada formativa do programa oferece aos participantes conteúdos proveitosos e aplicáveis. “Não é só uma parte teórica, mas sim também a parte prática. Então, isso faz com que nós levemos para o serviço público um dimensionamento melhor de todas as áreas que estão sendo inovadas e colocadas num campo tecnológico a nos desafiar todos os dias. O Estado e todos que estão à frente dessa iniciativa estão de parabéns”, classifica.

Para a assessora da Diretoria-geral do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) e uma das integrantes da turma do Lidera + Sergipe, Marília Meneses, a capacitação de lideranças ofertada pelo Governo de Sergipe contribuiu de modo significativo para o desenvolvimento de competências e habilidades entre os servidores públicos. “Isso é fundamental para que um profissional possa influenciar, motivar e guiar a equipe na busca de objetivos comuns”, observa.