Sead reúne servidores para debater equidade na gestão pública

25 de outubro de 2023 - 21:58

Iniciativa faz parte das ações alusivas ao Mês do Servidor e reuniu representantes dos setores administrativo, financeiro e de recursos humanos de diversos órgãos

Em comemoração ao Mês do Servidor, a Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo, realizou nesta quarta-feira, 25, uma sensibilização baseada no tema ‘Gestão pública com equidade’. A iniciativa, que reuniu representantes dos setores administrativo, financeiro e de recursos humanos de diversos órgãos estaduais, contou com apoio do Instituto Gesto e do grupo Vetor Brasil, entidades que atuam com ações de aprimoramento educacional na administração pública.

Durante o evento, foram abordados os conceitos de equidade, diversidade e inclusão, temas importantes e que fazem parte do cotidiano profissional. Para a palestrante Janaína Gama, mestre em Direitos Humanos, o letramento é muito importante e funciona também como uma forma de enxergar a desigualdade e o papel de cada pessoa na mudança. “Quando a gente tem uma gestão pública, que tem foco em uma abordagem que leva em conta a diversidade, há também a oferta de um serviço público que atende melhor às diversas demandas da população, que é tão diferente”, detalha a especialista.

Janaína acrescenta que o respeito à equidade reflete em benefícios no contexto interno e também externo do serviço público. “A gestão pública que tem essa abordagem diferenciada vai incluir e respeitar a individualidade de cada servidor. Com isso, as pessoas serão mais respeitadas e encontrarão ambientes de trabalho mais seguros”, completa.

Alinhada à política de desenvolvimento e melhoria no quadro de servidores públicos do governo, a secretária de Estado da Administração, Lucivanda Nunes, destaca que a ação buscou sensibilizar e iniciar o letramento das nossas lideranças para a necessidade e importância do estabelecimento de ações sistemáticas que garantam a equidade na gestão no âmbito do governo de Sergipe.

“A sensibilização foi o primeiro passo de uma trilha de conhecimento voltada para a equidade na gestão pública, que será continuada com a realização de uma capacitação de 16h, com 100 vagas, voltada para os gestores de RH´s, em consonância com as ações desenvolvidas no mês do servidor, que pretendem garantir mais valorização e bem-estar aos nossos servidores”, ressalta.

Iniciativa

Além de incentivar o letramento acerca dos temas, o objetivo da sensibilização também é fomentar um plano de ações voltadas à realização de iniciativas de equidade e diversidade no estado. “Com o apoio da Sead e da Escola de Governo, vamos fazer uma trilha de equidade pra ter uma discussão mais profunda. A partir da sensibilização de hoje, entendemos que as pessoas vão pensar sobre o que fazer”, espera Isabella França, gestora de projetos do Instituto Gesto.

O diretor da Escola de Governo, Wellington Mangueira, explica que a sensibilização é o primeiro passo para a consolidação de uma gestão pública com liberdade e respeito ao próximo. “Cada vez mais, é preciso que tenhamos uma administração cidadã, baseada nos direitos humanos. Sabemos que há desigualdades que precisam ser superadas, a exemplo da questão da mulher, a questão das etnias e as incompreensões que existem em relação a gêneros. Tudo isso é preocupação do governo, que pretende dotar o servidor de cultura suficiente para enfrentar esses desafios”, reitera.