Imagem

Sead e Motriz concluem formação para lideranças focada em sustentabilidade na gestão pública

16 de julho de 2025 - 19:15

 

A Trilha Marupi é uma das ações do Programa de Sustentabilidade na Gestão Pública, iniciativa realizada pela Sead em parceria com a Semac

 

Capacitar lideranças e gestores públicos para ampliar e qualificar a adoção de práticas sustentáveis na administração estadual. Com este propósito, o Governo de Sergipe promoveu a Trilha Marupi – Futuros Sustentáveis e Equitativos, uma ação formativa dedicada à temática da sustentabilidade no âmbito da gestão governamental. A trilha, desenvolvida pela organização sem fins lucrativos Motriz e customizada para a Escola de Administração Pública e Gestão Governamental de Sergipe, foi concluída nesta quarta-feira, 16, com a cerimônia de entrega de certificados aos servidores estaduais participantes, realizada pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), na sede do órgão, em Aracaju.

A Trilha Marupi é uma das ações do Programa de Sustentabilidade na Gestão Pública, iniciativa realizada pela Sead, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac). A formação foi desenhada para dar apoio ao governo estadual no sentido de torná-lo mais responsivo, sobretudo, na administração, planejamento e educação, com equidade de raça, gênero e sustentabilidade.

Diretor-geral da Escola de Governo, Wellington Mangueira destacou que a gestão estadual, ao ofertar essa formação aos servidores, reforça seu compromisso com a temática socioambiental, de modo a ofertar serviços cada vez mais qualificados à população sergipana. “Em nome do secretário de Estado da Administração em exercício, Jorge Araujo, a quem represento neste momento, parabenizo todos os participantes e a Motriz, que muito tem contribuído com o Governo de Sergipe na formação de lideranças”, afirmou.

A Trilha Marupi foi desenvolvida em três módulos, com aulas síncronas e conteúdos teóricos e práticos, como explicou a gestora de projetos da Motriz, Jackeline Ribeiro. “O primeiro módulo abordou reflexões introdutórias. O segundo módulo, ‘Aprofundando raízes’, trouxe um panorama sobre os desafios socioambientais do século XXI. E com o terceiro e último módulo, ‘Cultivando práticas de políticas públicas para sustentabilidade’, concluímos a carga horária de 20 horas dessa formação”, detalhou.

A gerente de Pessoal da Sead, Ellen Prata, que está à frente da execução do Programa de Sustentabilidade na Gestão Pública, salientou que a Trilha Marupi é mais um produto dessa iniciativa realizada pela Sead e Semac. “Junto à Motriz, temos assegurado um importante avanço no referencial teórico da temática da sustentabilidade, que se soma a outras ações que estamos desenvolvendo no âmbito do Programa de Sustentabilidade para engajar os servidores em ações socioambientais e de governança”, pontuou.

Ao entregar os certificados, a consultora da Motriz Karina Kikuti ressaltou que a Trilha Marupi foi realizada em Sergipe como projeto-piloto. “Esse é o primeiro estado em que a gente faz essa trilha, porque a gente entendeu que aqui tem um terreno muito fértil e proposições genuínas. E por ser esse a primeira vez, a gente vai apresentar essa experiência em evento em Brasília, no final de agosto, para lideranças de todo o país”, disse.

Como parte da formação, a Motriz selecionou cinco dos 40 participantes da Trilha para cursar um módulo adicional – Programa Liderança Executiva -, com lideranças de todo o Brasil, numa capacitação presencial que será realizada na cidade de São Paulo/SP, ainda no segundo semestre deste ano. “Como critério para seleção, a Motriz considerou gestores que atuam em cargos do primeiro ao terceiro escalão, foco estratégico do programa, que tiveram frequência mínima de 90% das aulas e cumpriram as tarefas dentro dos prazos estipulados”, explicou Karina.

Conteúdo enriquecedor

Para o superintendente de Patrimônio da Sead, Bruno Rosceli, um dos participantes da Trilha selecionado para o Programa Liderança Executiva, a formação representou um marco para a gestão de patrimônio em Sergipe. “A sustentabilidade envolve tanto a parte do zelo com o patrimônio imóvel, quanto o zelo com o patrimônio móvel. Então a trilha já abriu diversos caminhos para nós podermos implantar a sustentabilidade de uma forma mais efetiva e otimizar a gestão do patrimônio no estado”, afirmou.

Servidora da Sead, Martiane Menezes é uma das certificadas na formação. Para ela, a participação na Trilha Marupi lhe possibilitou vivenciar uma experiência transformadora. “Eu pude perceber como nossas escolhas impactam no nosso dia a dia e como as pequenas ações geram grandes transformações. Eu saí dessa trilha com mais conhecimento, mais consciência e com a certeza de que sustentabilidade se faz com atitude. Foi um momento muito inspirador”, avaliou.

Adriano Alfredo, também servidor da Administração, conta que, junto aos colegas participantes, formadores, professores, pôde aprender mais sobre ecologia, meio ambiente e sustentabilidade. “Nessa trilha, nós tivemos a oportunidade de observar o agora e nos prepararmos para o amanhã, mas acima de tudo, começando já, começando agora. A Trilha Marupi valeu muito a pena e com ela aprendemos muito”, reconheceu.

A solenidade de entrega de certificados contou ainda com uma palestra sobre práticas ambientais, proferida pela gerente de Educação Ambiental e de Relações Sociais da Semac, Isabelle Blengini.