Programação se estende até a sexta-feira, 10, e contará com ações voltadas às mulheres
Com um olhar especial para a mulher servidora, a Secretaria de Estado da Administração (Sead), em parceria com a Escola de Administração Pública e Governamental de Sergipe (Esapgese), realizou neste Dia Internacional da Mulher, uma homenagem especial às servidoras do quadro funcional. As comemorações seguem até essa sexta-feira, 10 de março.
Neste primeiro dia do projeto ‘Mulher Servidora’, a programação iniciou com a participação dos servidores Bruno Rosceli e Bruno Santana recepcionando as servidoras com músicas. O estagiário Hemerson Tavares entregou às servidoras da Sead uma lembrança pelo Dia Internacional da Mulher.
Em seguida, a secretária da Sead, Lucivanda Rodrigues, abriu o projeto ressaltando a importância do Governo de Sergipe de fortalecer a atuação feminina e de dar visibilidade ao tema no âmbito do executivo estadual.
Para ela, o dia 8 de março também serve para refletir sobre a importância da união das mulheres em torno dessa luta. “Precisamos garantir o espaço efetivo na sociedade, consignando a uma luta que é histórica, mas que hoje ainda vemos as dificuldades que as mulheres enfrentam, seja no mercado de trabalho, seja em relação aos preconceitos que existem. Então, temos o entendimento de que a luta precisa ser reforçada diariamente com a união feminina e com ações”, garantiu.
Para o diretor da Escola de Governo, Wellington Mangueira, esse foi um belo evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. “É uma honra contribuir, por meio da Escola de Governo, para a elevação do nível de consciência da mulher, como também participar de uma gestão que valoriza a liderança feminina”.
Palestra
Com o tema ‘Servidora Mulher: desafios, avanços, conquistas profissionais e pessoais, a palestrante e juíza de Direito Iracy Ribeiro Mangueira Marques destacou que é fundamental a sensibilização para as questões de gênero, pautando o dia 8 de março como um momento de reflexão diante da necessidade da reeducação da violência doméstica e do respeito à mulher.
“Sabemos que a questão de gênero ela é transversal a qualquer política pública, e tem que ser objeto de enfrentamento do Governo do Estado, tanto no Dia Internacional da Mulher, como em todos os outros dias do ano”, disse Iracy, reforçando que é fundamental a discussão a respeito do tema e a sensibilização de todos os servidores.
A servidora Sabrina Prado falou da gratificação de chegar ao trabalho com uma movimentação bastante diferente. “Fomos recepcionadas por amigos e com certeza nos sentimos ainda mais abraçadas como mulher”, pontuou, comemorando o aumento do número de servidoras e o fato de fazer parte de uma administração que valoriza a mulher e tem à frente da pasta uma secretária.
Presente também no projeto, Ruth Silva disse que todas foram “recepcionadas da melhor forma, com músicas tocadas pelos nossos servidores, tornando o início do dia mais leve”. A servidora ainda confirmou a importância da palestra da juíza Iracy, que abordou temas importantes e atuais sobre os desafios e oportunidades da mulher frente ao mercado de trabalho. “Nos condiciona a sempre buscar a nossa melhoria dentro do ambiente de trabalho, valorizando todas as conquistas e buscando sempre novas realizações”.
A ação prossegue na quinta-feira, 9, com a participação do psicanalista, doutor e mestre em Neuropsicanálise, pós-graduando em Psicologia positiva, bem-estar e autorealização, Thyago Avelino, que proferirá de uma palestra com o tema: ‘Diálogo empáticos para relacionamentos saudáveis’.
Encerrando a ação, no dia 10, a fisioterapeuta Patrícia Almeida Fontes abordará o tema Saúde Integrativa, às 8h. Logo após, ocorrerá práticas terapêuticas e embelezamento para a servidora mulher, com maquiagem, massagem, reflexologia, massoterapia e yoga.
Para assistir a palestra completa clique aqui!