Em alusão às comemorações do Dia Internacional da Mulher, servidoras da Secretaria de Estado da Administração (Sead) participaram, na manhã desta sexta-feira, 10, da palestra ‘Saúde Integrativa’ proferida pela fisioterapeuta Patrícia Fontes. O evento, denominado Projeto Mulher Servidora, foi realizado no auditório da Sead.
Em sua apresentação, a fisioterapeuta falou da importância da temática. “Precisamos entender que vivemos em um mundo cada vez mais doente, e dentro desse mundo tóxico de emoções, de poluição, de alimentos e pensamentos, necessitamos cuidar da nossa saúde”, disse.
“A saúde integrativa vem para que as pessoas possam refletir e ter hábitos de vida, pois, hoje à genética influencia apenas 20% da saúde, 80% é estilo de vida. O que comemos, pensamos e exercitamos é o que vai fazer a diferença entre morrer, adoecer ou ter saúde”, destaca Patrícia.
Reforçou ainda que a pessoa deve entender que mesmo mediante o estilo de vida que leva, pode torná-lo mais agradável “já que as emoções e o estilo de vida irão influenciar no cotidiano a ter bons pensamentos, boas atitudes, ser empático e estimular o outro a ter um estilo de vida mais saudável”.
A secretária da Sead, Lucivanda Rodrigues, comemora mais um dia dedicado às mulheres, neste mês que reforça a luta pela conquista do seu espaço na sociedade. “Agradeço a todos os envolvidos neste projeto, sabemos dos desafios diários que é conciliar o lado pessoal e profissional. Por isso precisamos desse olhar de cuidado especial para reforçar a autoestima das nossas servidoras”.
Para o diretor da Escola de Governo, Wellington Mangueira, foi um belo evento em homenagem às mulheres. “Foi uma honra contribuir, por meio da escola de governo, para a elevação do nível de consciência da mulher, como também participar de uma gestão que valoriza a liderança feminina”.
Segundo Wellington, a escola de governo continuará trabalhando dentro desta perspectiva. “Queremos cada vez mais unir os servidores, num propósito de bem servir a sociedade, pois somos servidores públicos. E como servidor temos que prestar serviços de boa qualidade, com entusiasmo, humanidade e respeito. Então a escola de governo tem essa missão, também, de proporcionar cada vez mais condições para que o trabalhador se sinta feliz e ele estando em condições dignas de trabalho, certamente, saberá reivindicar seus direitos e ao mesmo tempo tratar bem outros servidores e a população em geral”.
O especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental de Sergipe, André Luís Barroso Figueiredo, disse que a iniciativa de estender a programação do Dia Internacional da Mulher foi muito respeitável. “A Escola de Governo entende que independente do gênero é importante o reconhecimento das diversidades e respeitá-las. A programação ofertada foi rica em conhecimento, conteúdo e igualdade de gênero”.
A funcionária Maria Vasconcelos, da Copa, agradeceu a oportunidade de aprendizado e afirmou que durante esses dias de evento diversos conhecimentos e benefícios foram adquiridos. “Espero que eventos como esses realizados em comemoração ao Dia Internacional da Mulher sejam realizados mensalmente pela importância de palestras motivacionais e informativas”, afirmou.
Edilamar Gomes, setor de Compras da Sead, disse que o projeto Mulher Servidora serviu para unir ainda mais as mulheres. “Nos sentimos bem, acolhidas e valorizadas”, declarou.
Ao final da palestra, práticas terapêuticas e embelezamento foram ofertadas para as servidoras.