A ação foi uma perspectiva de fortalecimento de cooperação entre órgãos e poderes do Estado de Sergipe em prol da causa da mulher
Na manhã desta terça-feira, 26, o Governo de Sergipe, por meio das Secretarias de Estado da Administração (Sead) e de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM), em parceria com as Escolas de Administração Pública e de Gestão Governamental de Sergipe (Esapgese) e do Judicial de Sergipe (Ejuse), a Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe, o Poder Judiciário e o Ministério Público, promoveu palestras com os temas ‘Feminicídio e valorização da vida’ e ‘Feminicídio em Sergipe’, em alusão ao mês da mulher. O evento também homenageou mulheres que se destacam em vários setores do poder público em Sergipe.
A palestra ‘Feminicídio e valorização da vida’ foi ministrada por Eugênia Villa, delegada da Polícia Civil do Piauí e doutora em Direito e Políticas Públicas. Eugênia é também superintendente de Gestão de Riscos da Secretaria de Segurança Pública do Piauí e professora titular da Universidade Estadual do Piauí. “Muitas vezes, as mulheres não conseguem reconhecer quando estão em uma situação de violência psicológica, pois cada uma delas vive essa experiência de forma singular. Em muitos casos, a mulher envolvida em um contexto de violência, inicialmente, se sente confortável ao interpretar o ciúme como cuidado, não como violência. Romantiza a situação de violência. Somente quando essa violência evolui para agressões físicas é que ela passa a perceber a gravidade da situação”, ressaltou Eugênia Villa.
Já a palestra “Feminicídio em Sergipe” foi ministrada pela diretora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos da Mulher do Ministério Público de Sergipe, Verônica Lazar. “Esse evento é de fundamental importância para que as redes de proteção à mulher possam cada vez mais se capacitar nesse atendimento e trabalharmos com a questão da prevenção do feminicídio, pois os números são alarmantes e só fazem crescer no Brasil todo. É preciso encontrar soluções para minimizar essa violência que é tão grave e que atinge as mulheres de forma tão cruel. E não só a mulher, mas a sociedade como um todo”, destacou Verônica Lazar.
Para a secretária de Estado da Administração, Lucivanda Rodrigues, foi uma honra poder contribuir com esse evento. “É uma perspectiva de fortalecimento de cooperação entre órgãos e poderes do Estado de Sergipe em prol da causa da mulher, como o feminicídio, e em prol do empoderamento da mulher. O evento contou com a participação feminina, de alunos e profissionais que fazem a segurança pública, que compareceram a partir da cooperação da Secretaria de Segurança Pública”, afirmou,
Segundo a servidora da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM), Larissa Lima, o evento foi de extrema importância, pois destaca a relevância no combate à violência contra as mulheres. “O evento traz a reflexão sobre os direitos das mulheres e o ciclo da violência que foi abordado, além da importância do combate à violência contra a mulher, não só no mês de março, mas durante todo o ano e a preservação de seus direitos”, pontuou.
Para a pesquisadora Gilvania Souza, o evento foi relevante por tratar de um assunto presente no dia a dia de diversas mulheres. “É importante para conscientizar todos os servidores sobre a importância de se falar sobre a violência contra a mulher, que está presente em diversas camadas da sociedade”, ressaltou.
Participaram do evento a desembargadora Yolanda Guimarães, as secretárias Danielle Garcia (Mulheres) e Mariana Dantas (Esporte), a juíza-coordenadora da Mulher no Tribunal de Justiça, Jumara Porto, o diretor da Escola de Governo, Wellington Mangueira e a deputada estadual, Maísa Mitidieri.