Evento contou com palestras de especialistas em áreas como gestão do estresse, produtividade e saúde mental
Na manhã desta terça-feira, 11 de fevereiro, a Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo, promoveu o Workshop de Produtividade e Equilíbrio (Trabalho – Vida Pessoal). O evento, realizado no auditório da Sead, faz parte do projeto Saúde e Bem-Estar do Servidor (Sabes) e teve como objetivo discutir estratégias para equilibrar as exigências do trabalho com a vida pessoal, criando um ambiente mais saudável e produtivo para os servidores públicos.
O workshop contou com palestras de especialistas em áreas como gestão do estresse, produtividade e saúde mental. O consultor empresarial Alércio Bressano abordou as estratégias para aumentar a produtividade no trabalho e lidar com a pressão diária. Já a psicóloga de orientação psicanalítica Luísa Ribeiro, junto ao psicólogo humanista Luan Nunes, discutiu como o bem-estar psicológico afeta diretamente a performance profissional e a qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Segundo a nutricionista comportamental Thayane Andrade, a iniciativa não é apenas importante para a Sead, mas para todos os órgãos da administração pública. “Falar sobre produtividade, gestão de tempo, ansiedade e estresse é fundamental, especialmente no mundo acelerado em que vivemos. Este evento é essencial para garantir uma equipe produtiva, sem deixar de lado a saúde e o bem-estar dos servidores”, destacou.
A palestrante Luísa Ribeiro também ressaltou a necessidade de repensar a relação entre trabalho e saúde mental. “Historicamente, o trabalho tem sido associado ao sofrimento. Precisamos ressignificá-lo como um espaço de desenvolvimento pessoal e identidade. O trabalho também pode ser um momento de criatividade e realização, não apenas de espera pelo fim de semana ou feriados”, afirmou. Ela ainda ressaltou a importância de aprender a se autorregular durante momentos de estresse.
Para Luan Nunes, o equilíbrio entre trabalho e saúde mental impacta diretamente o desempenho profissional. “Altas demandas e sobrecarga podem levar ao adoecimento. É fundamental que o servidor identifique as causas e consequências desse cenário e busque estratégias para minimizar o sofrimento, além de reconhecer quando é necessário procurar apoio”, explicou.
O consultor Alércio Bressano falou sobre a importância de discutir o gerenciamento do estresse e a qualidade de vida no trabalho. “Trouxemos ferramentas e técnicas para ajudar os servidores a se organizarem melhor, aumentando a produtividade sem abrir mão do bem-estar. É essencial que o serviço público aprenda a equilibrar suas demandas para garantir mais saúde e satisfação no trabalho”, afirmou.
Silvanilde Mendes, gerente de Recursos Humanos da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), também destacou a relevância do evento para o desempenho dos servidores. “A palestra de hoje foi fundamental para o desempenho das nossas funções. Sabemos que fatores pessoais impactam diretamente o profissional, e as relações interpessoais influenciam a execução das tarefas”, disse.
Gestor governamental da Sead, Amilton Patrício reforçou a importância do evento para fortalecer a qualidade de vida e a produtividade no trabalho. “Em um mundo marcado pela cobrança e pressão constantes, o equilíbrio entre o trabalho e a qualidade de vida no ambiente laboral é vital. Quando o servidor se sente bem no trabalho, isso certamente contribui para uma melhoria na produtividade”, afirmou.
Por fim, a servidora da Seel Daisy Lima Menezes parabenizou o governo pela iniciativa. “Agradeço ao Governo do Estado, à Secretaria de Administração e à Escola de Governo por promoverem palestras tão importantes para nós, servidores, que enfrentamos desafios diariamente. Espero que o Governo continue promovendo este tipo de evento”, concluiu.