Iniciativa é alusiva ao Setembro Amarelo, uma campanha nacional de prevenção ao suicídio
A Escola de Administração Pública e Gestão Governamental, vinculada à Secretaria de Estado da Administração (Sead), realizou, nesta sexta-feira, 5, em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit), uma ação especial do projeto Sabes – Saúde e Bem-estar. A iniciativa, alusiva ao Setembro Amarelo, uma campanha nacional de prevenção ao suicídio, contemplou servidores da Sead e da Secretaria Especial de Gestão das Contratações, Licitações e Logística (Seclog).
Ao longo da manhã, o Sabes em Ação proporcionou aos servidores uma série de serviços e atividades, como ginástica laboral, aferição de glicemia e de pressão arterial, massagem relaxante, além de orientações para mediação e conciliação de conflitos e atendimento de psicologia. Para isso, a ação contou com a colaboração de alunos, professores e coordenadores de diversos curso de graduação da Unit, como Enfermagem, Direito, Farmácia, Educação física, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia.
Coordenador do projeto Sabes, Tiago Oliveira destaca que o projeto é desenvolvido para contribuir com a saúde e o bem-estar do servidor. Ele ressalta que, além de ações especiais, o Sabes disponibiliza aos servidores, de maneira permanente, um conjunto de serviços, como ginástica laboral e atendimentos psicológicos e nutricionais. “Temos levado o Sabes a outras secretarias e o servidor pode solicitar esses serviços por meio de formulário eletrônico disponibilizado no site da Escola de Governo, a partir do qual é possível agendar atendimento para ser consultado com um profissional de nutrição, de psicologia. Então, além dessas atividades pontuais, temos atividades permanentes que estão à disposição do servidor”, contou.
Segundo a nutricionista do Sabes, Thayane Andrade, a ação alusiva ao Setembro Amarelo marca o início da parceria do projeto com a Unit. “A Universidade Tiradentes soma forças com essa nossa ação, que tem o intuito de levar serviços de saúde e bem-estar, de educação e integração para o nosso servidor”, afirmou, ao ressaltar que a ação contou, ainda, com uma roda de conversa sobre a prevenção ao suicídio.
Para Thayse Mendes, da Pró-reitoria de Graduação e Extensão da Unit, o Sabes é uma importante iniciativa da Sead por oferecer aos servidores cuidados com a saúde e o bem-estar. Por este motivo, explicou ele, a Unit se somou à iniciativa. “A ação integra práticas multidisciplinares, fortalecendo a aproximação entre universidade e sociedade e reafirmando nosso compromisso com a qualidade de vida e a responsabilidade social”, afirmou.
Pedagoga da Escola de Governo, Angie Azevedo observa que o Sabes demonstra o empenho e preocupação do Governo de Sergipe em cuidar do servidor. “É de suma importância que o servidor cuide do seu corpo, da sua mente. E o projeto proporciona isso: cuidado com a saúde. Tenho mais de 20 anos de serviço público e nunca vi uma ação dessa, focando no servidor, em cuidar do bem-estar físico e mental”, pontuou.
Para Jonathas Bispo Costa, da Sead, é importante a participação dos servidores públicos em ações voltadas ao cuidado com a saúde física e mental. “Para o servidor, essa ação contribui para o seu o bem-estar profissional no exercício de sua função. E essa ação faz justamente com que o servidor se sinta bem e consiga trabalhar mais, de forma mais relaxada, mais leve”, salientou.