Imagem

Coral do Servidor é retomado após 20 anos e promove integração no Estado

23 de dezembro de 2024 - 11:02

 

Iniciativa foi refeita graças à parceria entre Governo de Sergipe, Sead e Escola do Governo

 

O Coral dos Servidores do Estado, retomado após quase 20 anos de pausa, desempenha um papel essencial na integração entre os servidores públicos e as secretarias estaduais. A iniciativa foi reiniciada em 2024, graças à parceria entre o Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Administração (Sead) e a Escola do Governo, e tem se destacado pelos benefícios que oferece tanto aos servidores quanto às secretarias da gestão.

O coral, regido pelo maestro e major da Polícia Militar, Dário dos Santos, tem sido uma importante ferramenta de união dentro da administração pública. Para o maestro, a retomada é de grande relevância, especialmente por seu impacto nas relações entre as secretarias. “A importância da retomada do Coral do Servidor, que estava desativado há mais de 20 anos, é enorme para as Secretarias do Estado. Ele une os setores, fortalece o Estado como um todo e alegra os corações”, afirmou.

Dário ressaltou que a reativação do coral contou com o apoio fundamental da secretária de Administração, Lucivanda Nunes, do diretor da Escola do Governo, Wellington Mangueira, e do diretor do Departamento Financeiro, Marcus Sândalo, que contribuíram de maneira decisiva. “Essas três pessoas nos deram muito apoio para a retomada deste Coral”, disse o major.

Para Maria José, da Escola do Governo e coordenadora do coral, a atividade tem contado com uma dedicação espontânea de todos. “Ele é essencial para todos nós. Assim como eu, todos os servidores da Sead e de outros órgãos sentimos prazer em participar de um coral formado por colegas coristas, que se dedicam de livre e espontânea vontade”, afirmou.

A coordenadora reforçou que o Coral dos Servidores do Estado é muito mais do que uma atividade musical: é uma iniciativa que promove a união, valorização do trabalho em equipe e integração entre os servidores públicos, fortalecendo a administração como um todo.

Servidores satisfeitos

O coral também tem sido uma ferramenta de integração entre os servidores de diferentes setores. Paulo Cerqueira, integrante do coral e funcionário da SECLOG, destacou esta importância: “O coral proporciona momentos importantes de integração entre nós, servidores. Participar dessa atividade nos traz uma satisfação muito grande, pois nos aproxima de colegas de diversas áreas”.

O servidor Valmir Ferreira Lima, da Seduc, destaca que o coral resgata um trabalho que já havia sido realizado e proporciona novas oportunidades em um momento especial. “Eu me sinto honrado de fazer parte do Coral dos Funcionários Públicos de Sergipe”, afirmou.

Para Lidiane dos Santos, da SECLOG, participar do coral tem sido uma experiência transformadora em sua vida: “Aqui nós criamos laços, aprendemos e estudamos bastante. Os resultados dos nossos ensaios nos enchem de orgulho e gratidão. Por isso, eu aconselho a todos a participarem também do nosso coral. Tenho certeza de que irão amar.”

Já a servidora da Sead, Monísa Lais Lima, reforçou que o Coral dos Servidores trouxe uma forte integração entre as secretarias: “É uma atividade que tem proporcionado diversos benefícios, como a socialização, o desenvolvimento cognitivo e, principalmente, o estímulo à expressão individual de cada servidor”.

Quem também faz parte do coral é Aloísio Rosa, servidor do Tribunal de Justiça. “Depois de um certo tempo com o coral adormecido, eu faço parte dele como prova de resgate. A importância de cantar não é só do indivíduo, mas também do coletivo, porque a gente pensa a música e sua música”, completou.